SOBRE OVOS - Parte 1: Ovos Mexidos


Muito já se falou sobre os benefícios/ malefícios dos ovos, mas, polêmicas à parte, adoro prepará-los de todas as maneiras, das mais simples às mais sofisticadas. Disse quando comecei esse blog e repito: quem tem ovos em casa tem uma refeição.

O ovo é tão especial que Michel Roux, um aclamado chef, escreveu um livro dedicado a esse que é, como ele mesmo diz, um alimento subestimado e muitas vezes ofuscado por ingredientes caros e luxuosos.

Vamos aproveitar para conhecer alguns cuidados básicos que devemos ter:

A casca do ovo é uma proteção natural contra germes e bactérias, então, jamais, ou seja, jamais utilize um ovo com a casca quebrada. Jogue fora sem dó.

Nunca quebre um ovo direto no recipiente, qualquer que seja, que você estiver preparando. Quebre primeiro em uma cumbuquinha para verificar se ele está fresco.

Mantenha-os refrigerados em sua caixa ou no compartimento de ovos, sempre com a parte pontuda para baixo.

Sempre tire-os da geladeira uma hora antes de utilizá-los, porque as receitas sempre pedem temperatura ambiente.

Vou fazer outros posts sobre as várias maneiras de se preparar ovos. Parece simples, e é, se tomarmos alguns cuidados. Em primeiro lugar, escolha bem seus ovos, pague um pouco mais para ter ovos de boa qualidade, vale a pena.

Hoje é dia dos ovos mexidos, que feitos com carinho podem se transformar em um pequeno jantar. Você pode acrescentar queijo ralado, presunto picadinho, tomate, ervas, etc

Aqui vai a receita básica. Depois disso, você não vai mais precisar comer ovos mexidos ressecados que encontramos por ai afora.

Ingredientes

  • 2 ovos

  • 2 colheres (sopa) de leite

  • 1 colher (sopa) de manteiga

  • Sal e pimenta

Como preparar

Quebre os ovos e misture-os levemente sem bater. Acrescente o leite. Algumas receitas substituem o leite por creme de leite fresco.

Coloque a manteiga na frigideira e, no fogo mínimo, acrescente os ovos. Não apresse o processo aumentando o fogo.

Mexa gentilmente. Isso vai levar aproximadamente de 2 a 3 minutos, dependendo se você quiser ovos bem cremosos ou um pouco mais firmes. Só tempere com sal e pimenta ao final, com o fogo já desligado.

Salvar

#michelroux #brunch #ovos

DÚVIDAS?
Siga também
  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
  • Pinterest Basic Black
  • YouTube - Black Circle
Receba nossas novidades!