O levíssimo pudim de laranja


Outro dia, estava olhando meu primeiro caderno de receitas e resolvi resgatar para vocês esse pudim de laranja. Delicioso e leve, não leva nem leite condensado nem maizena. Talvez o mais difícil dessa receita seja a calda de caramelo, mas seja valente, aprenda a fazê-la e assim tenha calda para várias receitas de pudim e outros doces.

Ingredientes

Para o pudim

  • 1 xícara de suco da laranja

  • 1/2 xícara de açúcar

  • 6 ovos

  • Raspas da laranja utilizada (opcional)

Para a calda

  • 1 xícara de açúcar

  • 1/2 xícara de água

Como preparar

Comece pela calda de caramelo. Nunca tinha parado para pensar em quantidades quando o assunto é calda de caramelo. Ponho o açúcar, deixo derreter, depois coloco água e deixo dissolver. Pronto. Mas sei que teria que conhecer quantidade e tempo para escrever aqui no blog.

Entrei em um montão de sites, abri livros, experimentei algumas receitas e, sinceramente, o que se ensina não é suficiente para a calda de caramelo sair pronta. Nenhum termômetro pode substituir seu olfato ou sua visão. Mas seguindo direitinho estas instruções, sua calda vai ficar linda!

Vamos lá: coloque em uma panela (ou na própria forma do pudim) 1 xícara de açúcar e leve ao fogo baixo para derreter. Seja paciente!!! Em fogo alto, o açúcar vai queimar e não há maneira de salvá-lo. Quando o açúcar começar a caramelizar pelas pontas, balance a forma com as mãos, de modo que a parte de fora vá para o centro. Faça isso até que o açúcar derreta e adquira a cor de caramelo (redundante, mas necessário).

Nesse ponto, acrescente 1/2 xícara de água e espere que a água se incorpore totalmente ao açúcar, formando assim a calda em ponto de fio. Para saber se esse é o ponto, pegue uma colher dessa calda, ponha em um pratinho para esfriar e ela não pode endurecer.

Agora, no liquidficador, bata os ovos, o suco de laranja (e as raspas) e o açúcar por 5 minutos.

Passe o caramelo no fundo da forma de pudim (a não ser que já tenha feito o caramelo nela), despeje a mistura do pudim e leve ao fogo médio (ou ao forno pré-aquecido a 200º C) em banho-maria por 40 minutos.

Normalmente, as formas de pudim já são próprias para o banho-maria. Caso você não tenha uma, essa ténica nada mais é do que uma panela maior com água e uma forma (com a massa a ser assada) dentro dessa panela. A água ferve e cozinha o que está dentro da forma! O método permite que o alimento cozinhe lentamente, evitando que queime.

Depois de assado, espere esfriar e desenforme. Para saber se está pronto, espete o palito, e ele terá que sair seco!

#pudim #sobremesa

DÚVIDAS?
Siga também
  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
  • Pinterest Basic Black
  • YouTube - Black Circle
Receba nossas novidades!