Mousse com 2 ingredientes


Acho que, de todas as sobremesas clássicas, a mousse de chocolate é teimosa e persiste. São tantas variações: com creme de leite, só com claras, com gelatina, e, acredite, até com azeite de oliva e vinagre balsâmico. Eu vou me apegar mesmo ao tradicional e, para isso, preciso citar e reverenciar Elizabeth David, com sua mousse que é uma simplicidade. Para cada ovo, 30 gramas de chocolate. E pronto. O resto é técnica. A mousse fica leve, aerada e desmancha na boca.

Ingredientes

  • 4 ovos (temperatura ambiente)

  • 120 gramas de chocolate

Agora, é hora das observações:

Se você for usar um chocolate 40% ou 50%, não acrescente nada de açúcar.

Acima de 60%, acrescente 1 colher (chá) de açúcar para cada ovo, caso contrário, pode ficar mais amargo do que o gosto popular, principalmente para as crianças.

Como preaparar

Separe as claras das gemas. Misture as gemas com uma colher.

Coloque o chocolate quebrado em pedaços menores em um bowl e leve ao microondas por 40 segundos. Fique atento e olhe como está indo aos 20 segundos, porque, se esquentar muito, o chocolate fica imprestável, ou melhor, sem condições de uso.

Depois que o chocolate estiver derretido e resfriado, pegue uma colher da gema e misture ao chocolate. Em seguida, jogue essa mistura no restante do chocolate e misture bem. Em seguida, bata as claras de 3 a 5 minutos até que fiquem no ponto clara em neve firme. Se for usar açúcar, acrescente-o para bater junto com as claras.

Novamente, coloque uma colher das claras na mistura de chocolate, incorpore, e ai sim coloque essa mistura nas claras em neve e misture tudo, sem batedeira, delicadamente.

Agora é horas de colocar em cumbuquinhas, ou shots, e levar à geladeira por 4 horas antes de servir.

Rende 7 porções.

Por que misturar primeiro uma colher do chocolate na clara? Isso chama-se emulsificação, que nada mais é do que misturar dois líquidos que não se combinam naturalmente, como água e óleo. Para fazer mousses e ganaches, opta-se por misturar a "água" ao "óleo", nesse caso, as claras ao chocolate. Esse processo ajuda a diminuir a sensação de gordura na boca e a atingir texturas cremosas e macias.

#sobremesa #elizabethdavid #cookiedechocolate #mousse

DÚVIDAS?
Receba nossas novidades!
  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
  • Pinterest Basic Black
  • YouTube - Black Circle
Siga também