E hoje, vai dar caldo?

23/05/2014

Adoro sopa. Gosto tanto que tomo até no verão. Ainda bem que existem as versões frias!

Acho também que é uma maneira leve de terminar o dia, já que temos o costume de jantar um pouco tarde.

O caldo é a base de qualquer sopa, seja qual for o sabor. E nāo só de sopa, mas também de risotos, polentas, etc.

Caldo de carne: há algumas versões, umas feitas com osso, outras cozidas no fogo baixo por horas, outras ainda que vão ao forno, mas a que vamos fazer é a mais simples, mas nāo menos deliciosa, na panela de pressāo.

 

Ingredientes

  • 1 kg de carne cortada em cubos grandes (que pode ser músculo, acém, coxāo duro). Se achar o ossobuco, que é músculo com osso, fica melhor ainda.

  • 2 talos de salsāo (eu também uso a folha)

  • 2 cenouras cortadas em 4

  • 2 cebolas cortadas em pedaços grandes

  • 4 dentes de alho partido ao meio

  • 3 folhas de louro

  • 2 l de água fria

  • Você ainda pode acrescentar 1 pedaço de alho poró e pimenta do reino em grão.

 

Como preparar

Gosto de refogar tudo antes. Coloque uma 1 colher (sopa) de óleo vegetal (girassol ou milho) na panela e, em seguida, despeje todos os ingredientes (o alho, a cebola, o salsāo, a cenoura e a folha de louro) e refogue por 5 minutos.

Coloque a carne e espere mais 5 minutos, mexendo de vez em quando, para que tudo pegue um pouco de cor. Coloque a água fria, uma pitada de sal, mexa, tampe a panela de pressão e cozinhe por 30 minutos. Aguarde até sair toda a pressão da panela.

Retire a carne, descarte as folhas de louro e passe o caldo por uma peneira pressionando bem os legumes e os temperos para aproveitar todo o sabor.

Deixe esfriar completamente. Você vai perceber que a gordura se solidifica na superfície. Com a ajuda de uma colher, retire essa gordura e descarte.

O caldo está pronto para ser utilizado. Ele pode ser congelado, em porções menores, e dura aproximadamente de 2 a 3 meses.

 

Para fazer o caldo de frango, substitua a carne pela carcaça do frango. Acredite, é com ela que o caldo fica mais saboroso.

E, para o de legumes, retire a carne e repita o mesmo procedimento.

 

O que fazer com a carne que sobrou?

Desfie toda a carne, descarte nervinhos e gordurinhas que não te agradem, volte para a panela com ½ xícara do caldo pronto, ¼ de xícara de vinho tinto (às vezes substituo o vinho tinto por vinagre balsâmico), uma lata de tomate pelado já picadinho e deixe apurar o sabor por 15 minutos em fogo baixo. Regue com um fio de azeite e finalize com umas folhinhas de manjericão e salsinha, ou até mesmo um pouco de orégano desidratado.

Pronto, essa carne pode ser apreciada com baguete quentinha, como molho para massa ou para cobrir uma polenta molinha.

 

 

Salvar

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags